terça-feira, 29 de março de 2016

Comida de Verdade


A alimentação saudável é um assunto muito debatido nos dias de hoje. Existem tantas dietas da moda, tantas informações, tantas contradições, que você fica perdido e sem saber no que acreditar, não é mesmo? Será que todo mundo precisa cortar o glúten ou a lactose da sua vida? Se cada indivíduo possui características próprias e particulares, é bem provável que cada um precisa de uma dieta exclusiva!

De um modo geral, para ter hábitos saudáveis, o segredo é simples: comer comida de verdade! O que é comida de verdade? É tudo o que vem das plantas e dos animais! É quando você vai à feira e sente o cheiro da terra quando pega alguma fruta ou verdura. É quando você compra um alimento e, para consumi-lo, você precisa lavar ou descascar ou picar ou cozinhar.

Seguindo essa regra você deixará de consumir quantidades excessivas de açúcar, gordura, sal... Entendemos que fica difícil fugir da praticidade dos congelados, enlatados e instantâneos que surgem todos os anos. Mas, você já parou para analisar a lista de ingredientes desses produtos? Certamente você encontrará muitos nomes esquisitos e pouco familiares de aditivos químicos que vem deixando a população tão doente. Por que se alimentar de algo que você precisa apenas abrir pacotes, latas e caixas? Preparando a própria comida, você passa a ter uma noção mais clara do que se está ingerindo. Se os alimentos são de origem vegetal e animal, porque eles estão empacotados?

É claro que existem exceções! Alguns alimentos (arroz, feijão, leite, carnes, farinha, massas, café...) passam por algumas etapas antes de você comprar (secagem, moagem, pasteurização, resfriamento, congelamento...). Mas, uma vez adquiridos, você precisa prepará-los para o consumo! Essa é a diferença! Pense no alimento como um todo. A indústria não consegue copiar as características dos alimentos de verdade e, para isso, ela adiciona elementos artificiais que não se sabe se são seguros para a saúde.

Por isso nós queremos ajudar você na mudança dos hábitos alimentares! Aqui você encontrará dicas que funcionam, porque a alimentação saudável será abordada de uma maneira simples e esclarecedora!


Caroline Pappiani - Nutricionista e Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário