terça-feira, 29 de março de 2016

Nutrição e a Influência no Trabalho


Quais são as suas prioridades? Você já parou para refletir sobre isso? Já parou para pensar se o momento da refeição faz parte da sua rotina? Você encontra tempo para se alimentar corretamente? A correria do dia-a-dia e outros fatores podem refletir na sua saúde. A falta de tempo, os prazos e a quantidade de demandas a serem resolvidas favorecem hábitos alimentares impróprios... E uma dieta inadequada pode levar a falta de energia, aumento do cansaço, fadiga e exaustão.

Com isso, muitas vezes o rendimento no trabalho não é satisfatório e o seu desempenho acaba sendo abaixo do esperado. Em longo prazo, isso pode acarretar em uma série de problemas na sua saúde. Se alimentar corretamente melhora a disposição, você dorme melhor, tem mais energia, aumenta a imunidade e, com isso, você tem menos chances de adoecer. Nem sempre existem opções bacanas próximas ao seu trabalho, mas, isso não deveria ser uma desculpa para o descuido na sua alimentação. Com um pouco de disciplina e dedicando uma parte do seu tempo para se organizar você consegue driblar essas barreiras.

Ter uma alimentação balanceada demanda atenção. Comer regularmente e não pular refeições são alguns dos cuidados que devem ser tomados diariamente. Comer muito de uma vez só pode causar esforço do organismo para a digestão, deixando o corpo cansado. Por outro lado, um jejum prolongado (muitas horas sem comer) pode levar ao raciocínio lento, desânimo, mau humor e sonolência. Os alimentos são os responsáveis pela sua nutrição, por isso é extremamente importante considerar os seus hábitos alimentares uma prioridade. Seu corpo necessita de energia, vitaminas e minerais para dar conta das 24 horas atribuladas e tentar manter o seu organismo resistente e forte.

Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa simples, nem fácil. No entanto, essas mudanças podem trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. É importante lembrar que uma alimentação correta está relacionada com qualidade de vida e prevenção de doenças. Não busque uma solução rápida, busque uma mudança permanente.

Caroline Pappiani - Nutricionista e Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário