segunda-feira, 18 de abril de 2016

AQUECIMENTO




O aquecimento é importante para preparar o corpo para os exercícios físicos ou atividades esportivas e tem como objetivo aumentar gradativamente a intensidade da atividade. Por isso, o aquecimento tem que ser realizado com uma intensidade menor do que a do treino. Por exemplo: se sua atividade principal for correr, então o ideal seria fazer o aquecimento com uma caminhada acelerada e depois progredir para um trote; se for realizar um exercício de musculação como o supino, faça uma série com um peso (carga) menor; se for praticar basquete, fazer caminhadas, correr, saltitar.

O aquecimento pode ser do tipo geral ou específico.
O objetivo do aquecimento geral é aumentar a temperatura corporal e muscular e preparar o sistema cardiovascular para exercício. Este tipo de aquecimento é realizado através de exercícios que mobilizam grandes grupos musculares, como por exemplo, caminhadas e trotes leves.
O aquecimento específico é uma continuidade do aquecimento geral e consiste em exercícios específicos para uma modalidade ou atividade. São trabalhados nesse aquecimento grupos musculares mais específicos da atividade.

Muito cuidado nas escolhas dos exercícios para realizar seu aquecimento, pois podemos fazer escolhas erradas como, por exemplo, pular corda e fazer polichinelo. Esses exercícios geram uma sobrecarga mecânica de 3,5 vezes o peso corporal. Se a função do aquecimento é aumentar progressivamente a intensidade do exercício e preparar o corpo para atividade principal, então começar com um exercício que gera uma sobrecarga mecânica grande não é nem um pouco interessante e saudável para o corpo. Essa sobrecarga gerada pode machucar estruturas importantes das articulações, como a cartilagem.

Portanto, fique sempre atento ao escolher seu aquecimento, e sempre procure ajuda de um professor de educação física. O aquecimento tem um fator protetor crônico e não podemos ignorar essa parte tão importante do treino.

Renata Medeiros – Professora de Educação Física e Pós-Graduada em Treinamento de Força: da saúde ao alto rendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário